Agroglobal: Demonstração de eficácia MycoUp360 + VitaSoil

Com o crescimento exponencial da população, segue-se a degradação e falta de solos férteis, assim como uma menor disponibilidade e qualidade da água. Estes fatores são fulcrais para o bom desenvolvimento agrícola.

Durante os últimos meses tivemos em campo um ensaio em cenoura nos terrenos da Agroglobal, por forma a comprovarmos as vantagens da utilização dos produtos Symborg MycoUp360 e VitaSoil.

Com o principal objetivo de diminuir a incidência e os efeitos causados por nemátodes e melhorar a fertilidade do solo, ao seguir o protocolo Hubel Verde, verificou-se, através de análises de seiva uma maior disponibilidade de nutrientes nas plantas tratadas ao longo do ciclo.   

Sobre os produtos:

A maioria das plantas beneficia de um bom ecossistema do solo, onde a presença e interação com microrganismos associativos benéficos é comum e indicativa de um solo saudável. MycoUp360 é um inoculante micorrízico à base de Glomus iranicum var tenuihypharum inoculado sobre substrato sólido de mineral argiloso.

Glomus iranicum var tenuihypharum atua, numa relação simbiótica de benefício mútuo, onde a planta proporciona açúcares indispensáveis à sua sobrevivência, enquanto este se associa ao penetrando na raiz e estendendo-se para o solo, fundamental para o aumento significativo a área absorvente da raiz, o que resulta numa transferência mais eficiente de nutrientes e água. A este tipo de fungos micorrízicos dá-se o nome de fungos micorrízicos arbusculares (FMA).

Glomus iranicum var tenuihypharum é resistente a ambientes de elevada salinidade e tolera elevadas concentrações de fertilizantes. Tem ainda a particularidade de ter esporulação externa à raiz, o que pressupõe não só uma continuidade radicular sem interrupções, como um menor custo energético para a planta, o que assegura um transporte mais eficiente de nutrientes e água.

Por outro lado, a acumulação de nitratos nos solos e nos cursos de água é uma das principais causas de poluição proveniente da atividade agrícola. O uso excessivo de produtos azotados é prática comum, e, um problema que tende em persistir. A biotecnologia ao serviço da agricultura veio mitigar estes excessos.

A fixação de azoto atmosférico por parte de bactérias é um processo essencial para a obtenção do azoto necessário ao desenvolvimento das plantas uma vez que o azoto disponível no solo não será suficiente para garantir o cumprimento das necessidades básicas deste elemento. Azotobacter spp. e Azospirillium spp são dois tipos de bactérias simbiontes responsáveis por este processo e que representam em parte não só uma alternativa biológica mas também sustentável e rentável na redução do uso de fertilizantes azotados inorgânicos e matéria orgânica ao aportar à planta de forma mais eficiente o azoto necessário à sua atividade.

A associação entre raiz e fungo (micorrizas) é uma das parcerias mais bem sucedidas de todas e que permite às plantas um melhor e mais vasto sistema de transporte de nutrientes, que pode até mesmo servir de “comunicação” entre plantas dando origem a trocas de nutrientes, água e proteção contra patógenos.

Assim, o objetivo desta demonstração é verificar a eficácia deste produto na produção de cenoura, que é uma cultura com peso e tradição na realidade agrícola portuguesa.

Clique aqui para ver os resultados desta demonstração em gráficos.